Apesar de ser reconhecida oficialmente como uma língua brasileira, a Libras ainda não é ensinada nas escolas e nem todo mundo sabe que ela não é uma língua universal e que cada país tem sua própria linguagem de sinais. Por isso hoje trouxemos algumas curiosidades da Libras que você talvez ainda não saiba!
- A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida oficialmentecomo uma língua brasileira desde 2002 pela Lei nº 10.436.
Isso quer dizer que Libras é uma língua completa, que possui estrutura gramatical própria e não é uma simples adaptação das línguas orais!
- Assim como a maioria das línguas de sinais ocidentais, a Libras tem origem na Língua de Sinais Francesa (LSF).
Primeiramente, a Língua de Sinais Francesa foi trazida para o Brasil em 1855 pelo professor Hernest Huet, que era surdo. Além disso, em 1857, Huet fundou a primeira escola para deficientes auditivos do país, o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro, hoje Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines).
- A organização das informações em Libras é diferente do português.
Em libras não existem tempos verbais ou artigos, por exemplo.
- Expressões faciais e corporais são tão importantes quanto os sinais.
Existem casos em que os sinais podem ter o mesmo gesto com as mãos, mas se forem feitos com uma expressão diferente, mudam todo o sentido de uma frase.
- Em Libras é comum que uma pessoa ganhe um nome – o seu sinal – inspirado em seus traços físicos, trejeitos e aspectos de sua personalidade!
Esse sinal substitui a necessidade de se fazer vários, um para cada letra do nome da pessoa em português.
- As línguas de sinais também possuem regionalismos.
Assim como as línguas faladas possuem sotaques e gírias que variam dentro de um mesmo país, pode existir variação nos sinais para indicar a mesma coisa dependendo do local, como explica o professor de Libras, Danrley Oliveira nesse vídeo.
- É possível aprender o básico de Libras gratuitamente em cursos online e por meio de aplicativos.
Um dos mais conhecidos é Hand Talk, que traduz automaticamente textos e áudios do português para Libras. Além disso, o app está disponível no Google Play e na App Store.
- Inserir legendas em um vídeo nem sempre é suficiente para torna-lo 100% acessível às pessoas surdas, já que muitas delas possuem Libras como primeira língua e não o português.
Por isso, para tornar produções audiovisuais mais acessíveis, é importante além da legenda inserir a tradução em Libras.
- O alfabeto manual – aquele da música “Abecedário da Xuxa” – é chamado de datilologia.
Geralmente ele é usado para “escrever” no ar o nome de pessoas, lugares e outras palavras que ainda não possuem sinal manual.
- Cães são capazes de entender comandos em Libras se forem treinados para isso.
Talvez essa seja uma das curiosidades da Libras mais legais! Portanto, assista na reportagem a fofíssima pug Bellinha respondendo aos comandos de seus donos.
- No dia 24 de abril é comemorado o Dia Nacional de Libras.
Assim sendo, a data foi criada para alertar a sociedade de maioria ouvinte para as grandes dificuldades em acessibilidade que esses cidadãos surdos e deficientes auditivos enfrentam, da socialização ao mercado de trabalho.
- Quem fala Libras é bilíngue!
Então quer dizer que quem fala Libras é bilíngue? Claro, a Libras é uma língua oficial no Brasil, portanto se você fala Libras, além do português você é bilíngue! Legal né?
Então, você gostou? Quais dessas curiosidades da Libras você já conhecia? Você conhece outras curiosidades da Libras? Então deixe nos comentários e compartilhe com seus amigos!
Fonte: https://ensino.digital/blog/22-curiosidades-da-libras-que-voce-nao-conhece